Marketing aplicado à serviços – estudo de caso das marinas do estado de São Paulo

Através do estudo do desenvolvimento do marketing, chegamos ao seu conceito mais moderno, qual seja, o marketing societal. Esta visão ampliada do marketing,
pressupõe que as organizações devem cumprir suas responsabilidades sociais.

Analisando o mercado de marinas no Estado de São Paulo, com suas características, pontos negativos e positivos e, de forma um pouco mais abrangente, o
contexto turístico onde estão inseridas, a nível nacional, percebe-se um grande potencial de mercado, inclusive com uma já existente demanda reprimida.

O objetivo do trabalho era, então, o de aferir o grau de utilização dos instrumentos de marketing por parte dos empresários do setor, bem como a visão social que estes têm com relação a seus negócios.

O resultado deste estudo é que, independente de fatores externos, que fogem do controle das empresas, as técnicas mercadológicas ainda são sub-utilizadas pelo setor.

Por outro lado, constata-se uma visão muito restrita, por parte destes empresários, de suas responsabilidades sociais que, cada dia mais, são exigidas pela sociedade. Estes dados não só reforçam a idéia de um mercado ainda em estado embrionário, carente de um trabalho de marketing mais objetivo e moderno, como procura mostrar, como consequência, os problemas gerados por esta situação.

Com isto, percebe-se um desperdício de oportunidades neste segmento da indústria turística que, se bem explorada, poderia servir como uma das fontes para o
desenvolvimento do país.

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