A lição do poeta e a arte de Don Juan

As profundas transformações que o mundo dos negócios está passando resultam nos crescentes investimentos em comunicação em todos os setores
econômicos. Todo o mix de comunicação mercadológica – propaganda, marketing direto, promoções de vendas, relações públicas, as novas mídias
digitais, etc… – vem assumindo uma importância cada vez maior para as organizações.

Isto porque não existe nenhuma “grande sacada” que resulte num sucesso de marketing. Ao contrário, o sucesso é resultante de uma soma de inúmeros
detalhes trabalhados de forma eficiente e harmoniosa.

O famoso conceito dos “4 P’s”, desenvolvido por Mc Carthy, mostra que a comunicação é apenas um item. Pouco adianta uma comunicação eficiente se
o produto não for adequado ou tiver um nível de qualidade abaixo da expectativa do mercado, ou se o preço não for condizente com o valor atribuído pelos
consumidores, ou ainda, que a distribuição seja falha.

É a velha história que “propaganda boa não vende produto ruim”. Por outro lado, o melhor produto, com um preço justo e uma ótima distribuição terá sérios
problemas para conquistar mercado se não tiver comunicação.

Alguém já disse que “fabricar algum produto sem fazer comunicação é a mesma coisa que tentar conquistar uma garota piscando para ela num local escuro: você
sabe o que está fazendo, mas ninguém mais percebe, muito menos ela.” Ou seja, o resultado é nulo.

Por isso, para falarmos um pouco sobre comunicação, temos antes que definir alguns pontos que julgamos importantes:

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