Links patrocinados: um olhar sobre o modelo de publicidade online que questiona os paradigmas da publicidade tradicional

Ao longo das últimas décadas, com a evolução e intensificação do processo de globalização das empresas, e o crescimento da troca de informações proporcionada pelo advento da Internet, houve uma grande evolução na forma como as pessoas e empresas produzem e têm acesso ao conhecimento.

Com a possibilidade de enviar e receber informações em tempo real em praticamente qualquer ponto do planeta, a comunicação interpessoal passou por um intenso processo de catalisação. Por sua vez, isso acarretou enormes mudanças na forma como as pessoas encontram novos fornecedores, buscam informações sobre produtos e serviços, tomam decisões de compra e investimentos, controlam tempos e etapas de entrega e avaliam níveis de serviço.

A Internet é, inclusive, considerada por muitos uma das mais significativas evoluções na forma como o homem acessa, produz e distribui a informação. Com o aumento do número de pessoas com acesso à rede, ela tem se tornado também cada vez mais um meio de informação complementar a outras mídias tradicionais, como a televisão, o rádio, e a impressa.

Com esta presença cada vez mais frequente no mix de consumo de mídia das pessoas, a Web passou também a ser considerada por empresas como uma opção de canal de distribuição para a comunicação com seu público-alvo. Empresas conectadas à rede em qualquer local do planeta têm a chance de produzir conteúdo e divulgá-lo em larga escala a custos significativamente mais baixos em relação às ferramentas de comunicação offline.

Pelo lado dos clientes, a redução de custos na obtenção ou na troca de uma informação é um destes componentes decisivos que tiveram grande impacto nas relações pessoais e de trabalho ao longo dos últimos tempos.

Lynch e Ariely (2000) apontam que a Internet permitiu que houvesse uma significativa redução nos custos de obtenção de uma informação.

Neste contexto, como resultado do grande crescimento de audiência registrado pela Internet e pelo desenvolvimento de novos modelos de negócios desenvolvidos pelos grandes portais da rede com o intuito de monetizar este público que vem sendo conquistado, a publicidade on-line não apenas representa uma grande oportunidade para anunciantes de todos os portes atingirem seus públicos-alvo com maior eficiência e menores custos, mas também tornou-se em si um negócio de altíssimo potencial que movimenta bilhões de dólares anualmente em todo o mundo.

Dentre os diversos modelos possíveis de comercialização e venda de publicidade on-line, um em particular – os links patrocinados – vem ganhando cada vez mais notoriedade e importância no composto de investimentos realizados pelos anunciantes.

Sites que oferecem serviço de busca, como o Google, o Yahoo e o MSN descobriram que, como intermediários entre os usuários dos serviços e os anunciantes, eles têm uma posição única para ousar e experimentar novas formas de publicidade percebidas como úteis, e que não atrapalhem os usuários a ponto de diminuir sua intenção de uso dos serviços.

Diferentemente da publicidade tradicional, estes anúncios são normalmente bem recebidos pelos usuários porque são exibidos dentro do contexto da própria busca por palavras-chave que eles estão executando, e desta forma, têm bastante pertinência em relação ao conteúdo que está sendo procurado pelo próprio usuário de Internet.

Esta adequação contextual também traz óbvias vantagens aos anunciantes, que recebem o tráfego de usuários que demonstraram por vontade própria que estão de fato interessados nos produtos e serviços associados àquele assunto específico.

Este ensaio tem como objetivo exatamente apontar as diferenças em relação aos modelos de publicidade nas mídias “offline” e tentar identificar quais as razões-chave para o acelerado crescimento que a publicidade em links patrocinados vem obtendo.

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