Segmentação e posicionamento

O conceito de segmentação de mercado é tido como um dos pontos fundamentais para que as organizações alcancem uma vantagem competitiva, ainda mais num mercado cada dia mais concorrido e fragmentado.

Este conceito está sempre associado ao conceito de posicionamento que, como veremos, é elemento crucial para a diferenciação de produtos e marcas.

No entanto, num mercado cada dia mais plural e heterogêneo, a segmentação não pode ficar restrita às variáveis geográficas e demográficas. É importante que as organizações compreendam mais profundamente os consumidores, analisando com mais detalhe suas atitudes, estilos de vida e personalidade. Ou seja, é fundamental que a segmentação de mercado trabalhe também a variável psicográfica.

Isto pode viabilizar um melhor posicionamento da marca que vá além dos atributos funcionais, cada vez mais commoditizados.

Portanto, o objetivo deste trabalho é analisar um pouco mais a importância da segmentação psicográfica como meio para que as marcas sejam posicionadas de maneira mais efetiva em função das características comportamentais dos consumidores, ou seja, explorando mais o lado emocional dos mesmos.

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